ABRÃO BERMAN

São Paulo, SP, 1941 / São Paulo, SP, 1990

THE BODY

1973, 3 min.

Formato original: super-8

O filme como pesquisa. A imagem e o movimento como tradução visual do corpo.

ABRÃO BERMAN

São Paulo, SP, 1941 / São Paulo, SP, 1990

SÃO PAULO

1973, 4 min.

Formato original: super-8

A cidade de São Paulo traduzida em fotogramas num ritmo acelerado e vertiginoso.

ABRÃO BERMAN

São Paulo, SP, 1941 / São Paulo, SP, 1990

A BANANA

1972, 6 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

Uma mulher bonita com os cabelos arrumados e as unhas pintadas come com elegância uma banana.

ANTONIO DIAS

Campina Grande, PB, 1944

THE ILLUSTRATION OF ART N.1

1971, 4 min.

Formato original: super-8

Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. Um curativo e um machucado que se cicatriza formando a letra X.

ANTONIO DIAS

Campina Grande, PB, 1944

THE ILLUSTRATION OF ART N.2

1971, 2 min.

Formato original: super-8

Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. A chama consome o palito de fósforo até a sua dissolução.

ANTONIO DIAS

Campina Grande, PB, 1944

THE ILLUSTRATION OF ART N.3

1971, 4 min.

Formato original: super-8

Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. Eletricidade e fios elétricos provocam um curto-circuito.

CARLOS VERGARA

Santa Maria, RS, 1941

FOME

1972, 3 min.

Formato original: super-8

Através de um recurso de animação, a palavra FOME, escrita com grãos de feijão, se descaracteriza com a germinação.

CLAUDIO TOZZI

Santa Maria, RS, 1941

GRAMA

1973, 5 min.

Formato original: super-8

O plano fixo do gramado revela os sons ao redor.

CLAUDIO TOZZI

Santa Maria, RS, 1941

FOTOGRAMA

1973, 4 min.

Formato original: super-8

O artista manipula o cartucho de super-8, retirando-o da embalagem e velando o filme.

DONATO FERRARI

Guardiagrele, Itália, 1933

A COLUNA

1971, 11 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

Uma coluna de concreto é envolvida por tecidos e pedaços de pano.

DONATO FERRARI

Guardiagrele, Itália, 1933

MOMENTOS DE VIVÊNCIA (AREIA)

1970, 18 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

Exploração lúdica do corpo no espaço e em texturas sobre as dunas.

HENRIQUE FAULHABER

São Paulo, SP, 1953

ZONA ZUL

1972, 21 min.

Formato original: super-8

Zona Zul é um diário cinematográfico da vida de um grupo de jovens em Copacabana, no Rio de Janeiro. Tem como fio condutor uma história ficcional envolvendo um casal, um assassinato e um menino de rua.

IOLE DE FREITAS

Belo Horizonte, MG, 1945

ELEMENTS

1972, 4 min.

Formato original: super-8

A câmera aproxima-se dos objetos e superfícies, alterando-lhes a definição. Esta reinterpretação das formas cria uma aparência de abstração.

IOLE DE FREITAS

Belo Horizonte, MG, 1945

LIGHT WORKS

1972, 5 min.

Formato original: super-8

Buscando os detalhes das formas dos objetos, a artista cria efeitos visuais através da interferência da luz sobre estas superfícies.

JORGE IZAR

São Paulo, SP, 1952

TREINAMENTO

1973, 6 min.

Formato original: super-8

Uma experiência de animação realizada com equipamento super-8, a partir de formas figurativas desenhadas.

LYGIA PAPE

Nova Friburgo, RJ, 1927/ Rio de Janeiro, RJ, 2004

WAMPIROU

1973, 19 min.

Formato original: super-8

Um vampiro chega a uma cidade do interior e inicia a conversão dos habitantes locais. Participações de Lygia Pape, Antonio Manuel, Lygia Clark.

MARCELO NITSCHE

São Paulo, SP, 1942

AUTO-RETRATO

1973, 3 min.

Formato original: super-8

O artista, diante do espelho, pinta o próprio rosto ininterruptamente e de várias cores. Cria-se uma relação entre a gestualidade e o som.

MARCELO NITSCHE

São Paulo, SP, 1942

O MAR

1973, 5 min.

Formato original: super-8

A beira-mar diversas birutas com formas e cores originais se animam com a força do vento.

MARCELO NITSCHE

São Paulo, SP, 1942

CUBO DE FUMAÇA

1973, 5 min.

Formato original: super-8

Sobre a imagem do céu de São Paulo desenha-se um cubo de fumaça.

MARIO CRAVO NETO

Salvador, BA, 1947 - 2009

LUA DIANA

1972, 9 min.

Formato original: super-8

Registro biográfico que relaciona imagens de uma gravidez, o parto, o mar e a lua.

MAURÍCIO FRIDMAN

São Paulo, SP, 1937

RUA

1973, 8 min.

Formato original: super-8

Co-dirigido por João Roberto Rodrigues. Registro de pinturas em uma rua de São Paulo, em 1972, dando início ao movimento de arte urbana.

OLÍVIO TAVARES DE ARAÚJO

Belo Horizonte, MG, 1942

HARRY - ESTUDOS DE PLANOS E SEQUÊNCIAS

1973, 20 min.

Formato original: super-8

Harry Laus (1922-1992) era escritor, crítico de arte e coronel da reserva do exército, aposentado pelo regime militar de 1964 por questões ideológicas.

RAYMUNDO COLARES

Grão Mogol, MG, 1944/Montes Claros, MG, 1986

TRAJETÓRIAS

1972, 6 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

Colares utiliza um canudo ótico, composto por lâminas de acetato colorido, durante o próprio instante da filmagem. Paisagens urbanas são transformadas pelos efeitos óticos gerados pelo dispositivo.

RAYMUNDO COLARES

Grão Mogol, MG, 1944/Montes Claros, MG, 1986

GOTHAM CITY

1972, 9 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

O mesmo recurso do tubo ótico, composto por lâminas de acetato colorido, transforma a paisagem urbana através de efeitos caleidoscópicos.

VICTOR KNOLL

São Paulo, SP, 1936

O MAUSOLÉU

1973, 10 min.

Formato original: super-8

A casa como metáfora das memórias e vivências de um personagem. Nas palavras do diretor: "O aberto olho da câmera".

REGINA VATER

Rio de Janeiro, RJ, 1943

CONSELHOS DE UMA LAGARTA

1976
Filmeinstalação

Formato original: super-8

As imagens projetadas defronte uma da outra, sugerem uma relação entre elas, através de um monólogo dito pela própria artista.

CAO GUIMARãES E RIVANE NEUENSCHWANDER

Cao Guimaraes, Belo Horizonte, MG, 1964 - Rivane Neuenschwander, Belo Horizonte, MG, 1967

WORD WORLD

2001, 8 min.

Formato original: super-8

O universo estranhamente organizado das formigas se depara com dois objetos estranhos. Falar e comer: tudo passa pela boca.

LETÍCIA RAMOS

Santo Antônio da Patrulha, RS, 1976

MAR

2008
Videoinstalação

Formato original: super-8

A caixa de madeira, como um farol que emite luz, projeta imagens do mar.