ANNA BELLA GEIGER

Rio de Janeiro, RJ, 1933

CIRCUMAMBULATIO

1972-2013, 9 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Uma indagação sobre a natureza, o significado e a função da obra de arte.

ANNA MARIA MAIOLINO

Scalea, Itália, 1942

CONSTRUÇÃO E JOGO

1973, 7 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Registro de uma performance realizada no aterro do Flamengo, em que os participantes constroem situações lúdicas e sensoriais.

BEATRIZ DANTAS E PAULO LEMOS

Beatriz Dantas, Belo Horizonte, MG, 1949 Paulo Lemos, Belo Horizonte, MG, 1949

TERRA

1971, 9 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

A relação do homem com a terra, trabalhando-a e modificando-a em função de sua existência.

BEATRIZ DANTAS E PAULO LEMOS

Beatriz Dantas, Belo Horizonte, MG, 1949 Paulo Lemos, Belo Horizonte, MG, 1949

MATADOURO

1972, 12 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

A relação entre as atividades de um matadouro de bois e os habitantes de uma cidade no interior de Minas Gerais.

CILDO MEIRELES

Rio de Janeiro, RJ, 1948

INSERÇÕES EM CIRCUITOS IDEOLÓGICOS

1970/2013

Formato original: audiovisual
(com slides, nova versão em digital)

Recriado especialmente para esta exposição, este audiovisual traduz por meio da imagem e do som, o processo de criação de uma das obras mais importantes do artista.

FREDERICO MORAIS

Belo Horizonte, MG, 1933

CANTARES

1971, 13 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Carretéis e rolos de cabos elétricos se transformam poeticamente em esculturas formais e abstratas. Da fábrica para o espaço público, criam um campo simbólico de representação.

FREDERICO MORAIS

Belo Horizonte, MG, 1933

CURRICULUM VITAE I

1972, 2 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Uma série de números e registros representam simbolicamente o artista. A identidade como um código abstrato e sem subjetividades.

FREDERICO MORAIS

Belo Horizonte, MG, 1933

CURRICULUMVITAE II

1972, 3:30 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Certidões, registros em cartório, contratos, criam a identidade do artista. Documentos definem quem e o que somos.

GABRIEL BORBA FILHO

São Paulo, SP, 1942

DECONSTRUÇÃO

1973, 3 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados sem áudio)

O artista cria uma cenografia pictórica para a encenação da Santa Ceia de Cristo. As imagens registram o processo até a sua dissolução.

GEORGE HELT

Juiz de Fora, MG, 1949

6° DIA

1970, 22 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Audiovisual que associa imagens da cidade de Diamantina e a Bienal de Arte. Textos e músicas compõem uma colagem sócio- política da época.

LUIZ ALPHONSUS

Belo Horizonte, MG, 1948

NATUREZA

1973, 15 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

A fragmentação de um instante em que um homem está prestes a ser assassinado. Uma denúncia sobre os desaparecidos políticos em pleno regime militar no Brasil.

MAURÍCIO ANDRÉS RIBEIRO

Belo Horizonte, MG, 1949

LAMA

1973, 5 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Vestígios da natureza em imagens quase abstratas se fundem aos corpos humanos cobertos de lama.

PAULO FOGAÇA

Morrinhos, GO, 1936

FERROFOGO

1973, 2 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

O artista utilizou a tipologia da letra "U" como um tubo de ensaio para inserir diversos materiais orgânicos. Uma metáfora das imposições e limitações exercidas sobre a sociedade brasileira pelo governo ditatorial.

PAULO FOGAÇA

Morrinhos, GO, 1936

BICHOMORTO

1973, 3 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Um animal morto na estrada é sucessivamente atropelado pelos automóveis que passam ininterruptamente.