1973, 3 min.
Formato original: super-8
O filme como pesquisa. A imagem e o movimento como tradução visual do corpo.
1973, 4 min.
Formato original: super-8
A cidade de São Paulo traduzida em fotogramas num ritmo acelerado e vertiginoso.
1972, 6 min.
Formato original: super-8
(sem áudio)
Uma mulher bonita com os cabelos arrumados e as unhas pintadas come com elegância uma banana.
1972-2013, 9 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
Uma indagação sobre a natureza, o significado e a função da obra de arte.
1973, 7 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
Registro de uma performance realizada no aterro do Flamengo, em que os participantes constroem situações lúdicas e sensoriais.
1971, 4 min.
Formato original: super-8
Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. Um curativo e um machucado que se cicatriza formando a letra X.
1971, 2 min.
Formato original: super-8
Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. A chama consome o palito de fósforo até a sua dissolução.
1971, 4 min.
Formato original: super-8
Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. Eletricidade e fios elétricos provocam um curto-circuito.
1971
Lado A: The Theory of Counting, 24 min.
Lado B: The theory of density, 24 min.
Formato original: Disco de vinil
(LP, 33 rpm)
Gravação contínua e intermitente de dois sons: um despertador e a respiração humana.
1973, 9 min.
Formato original: 35 mm
A relação entre a loucura e a cultura, a partir de depoimentos de Caetano Veloso, Rogério Duarte, Lygia Pape, Luiz Carlos Saldanha e Hélio Oiticica.
1972, 12 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
A relação entre as atividades de um matadouro de bois e os habitantes de uma cidade no interior de Minas Gerais.
1972, 3 min.
Formato original: super-8
Através de um recurso de animação, a palavra FOME, escrita com grãos de feijão, se descaracteriza com a germinação.
1970/1971
Formato original: Disco de vinil
(compacto, 33 rpm)
Sons produzidos com um oscilador de frequência. O disco se constitui como uma "escultura sonora": uma imagem espacial (visual) por meio da percepção auditiva.
1970/2013
Formato original: audiovisual
(com slides, nova versão em digital)
Recriado especialmente para esta exposição, este audiovisual traduz por meio da imagem e do som, o processo de criação de uma das obras mais importantes do artista.
1971, 11 min.
Formato original: super-8
(sem áudio)
Uma coluna de concreto é envolvida por tecidos e pedaços de pano.
1970, 18 min.
Formato original: super-8
(sem áudio)
Exploração lúdica do corpo no espaço e em texturas sobre as dunas.
1971, 13 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
Carretéis e rolos de cabos elétricos se transformam poeticamente em esculturas formais e abstratas. Da fábrica para o espaço público, criam um campo simbólico de representação.
1972, 2 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
Uma série de números e registros representam simbolicamente o artista. A identidade como um código abstrato e sem subjetividades.
1972, 3:30 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
Certidões, registros em cartório, contratos, criam a identidade do artista. Documentos definem quem e o que somos.
1973, 3 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados sem áudio)
O artista cria uma cenografia pictórica para a encenação da Santa Ceia de Cristo. As imagens registram o processo até a sua dissolução.
1970, 22 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
Audiovisual que associa imagens da cidade de Diamantina e a Bienal de Arte. Textos e músicas compõem uma colagem sócio- política da época.
1972, 21 min.
Formato original: super-8
Zona Zul é um diário cinematográfico da vida de um grupo de jovens em Copacabana, no Rio de Janeiro. Tem como fio condutor uma história ficcional envolvendo um casal, um assassinato e um menino de rua.
1972, 4 min.
Formato original: super-8
A câmera aproxima-se dos objetos e superfícies, alterando-lhes a definição. Esta reinterpretação das formas cria uma aparência de abstração.
1972, 5 min.
Formato original: super-8
Buscando os detalhes das formas dos objetos, a artista cria efeitos visuais através da interferência da luz sobre estas superfícies.
1973, 6 min.
Formato original: super-8
Uma experiência de animação realizada com equipamento super-8, a partir de formas figurativas desenhadas.
1973
LIVRO-OBJETO
Formato original: álbum fotográfico
Performance realizada no túnel entre Botafogo e Copacabana, Rio de Janeiro, em 1969. Este livro objeto é um ensaio experimental a partir deste evento.
1973, 19 min.
Formato original: super-8
Um vampiro chega a uma cidade do interior e inicia a conversão dos habitantes locais. Participações de Lygia Pape, Antonio Manuel, Lygia Clark.
1973, 3 min.
Formato original: super-8
O artista, diante do espelho, pinta o próprio rosto ininterruptamente e de várias cores. Cria-se uma relação entre a gestualidade e o som.
1973, 5 min.
Formato original: super-8
A beira-mar diversas birutas com formas e cores originais se animam com a força do vento.
1973, 5 min.
Formato original: super-8
Sobre a imagem do céu de São Paulo desenha-se um cubo de fumaça.
1972, 9 min.
Formato original: super-8
Registro biográfico que relaciona imagens de uma gravidez, o parto, o mar e a lua.
1973, 5 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
Vestígios da natureza em imagens quase abstratas se fundem aos corpos humanos cobertos de lama.
1973, 8 min.
Formato original: super-8
Co-dirigido por João Roberto Rodrigues. Registro de pinturas em uma rua de São Paulo, em 1972, dando início ao movimento de arte urbana.
1973, 20 min.
Formato original: super-8
Harry Laus (1922-1992) era escritor, crítico de arte e coronel da reserva do exército, aposentado pelo regime militar de 1964 por questões ideológicas.
1973, 2 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
O artista utilizou a tipologia da letra "U" como um tubo de ensaio para inserir diversos materiais orgânicos. Uma metáfora das imposições e limitações exercidas sobre a sociedade brasileira pelo governo ditatorial.
1973, 3 min.
Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)
Um animal morto na estrada é sucessivamente atropelado pelos automóveis que passam ininterruptamente.
1972, 6 min.
Formato original: super-8
(sem áudio)
Colares utiliza um canudo ótico, composto por lâminas de acetato colorido, durante o próprio instante da filmagem. Paisagens urbanas são transformadas pelos efeitos óticos gerados pelo dispositivo.
1972, 9 min.
Formato original: super-8
(sem áudio)
O mesmo recurso do tubo ótico, composto por lâminas de acetato colorido, transforma a paisagem urbana através de efeitos caleidoscópicos.
1972, 14 min.
Formato original: 35 mm
Licenciado por inARTS.com. Concebido como um poema visual, Gerchman construía esculturas de palavras, relacionando-as com a natureza.
1973, 20 min.
Formato original: 16 mm
Realizado pelo artista Saverio Castellano, esta foi uma de suas raras incursões pela produção cinematográfica.
1973, 10 min.
Formato original: super-8
A casa como metáfora das memórias e vivências de um personagem. Nas palavras do diretor: "O aberto olho da câmera".